Dia das Crianças

Dia das Crianças

Nessa data, até quem já está bem grandinho relembra as coisas que o divertiam na infância. O que você mais gostava de fazer quando era criança?

Criança
Riso
Som
Carinho
Beijo
Pé no Chão

Brincadeira
Corda
Bola
Pipa
Roda
Pião

Sol
Chuva
Dia
Noite
Medo
Assombração

Cantiga
Abraço
Embalo
Aconchego
Sonho
Emoção

Nesta rima consumismo não tem lugar, não.

(Vanessa Anacleto)

 

O Dia das Crianças, tão esperado pelos pequenos é uma boa oportunidade para refletirmos sobre tudo aquilo de bom e de melhor que podemos oferecer às nossas crianças.

O que podemos dar aos nossos filhos, muitas vezes, não custa dinheiro, custa tempo e disponibilidade. Tempo com corpo, alma e coração presentes nos momentos com nossos filhos e disponibilidade para conhecê-los de verdade, assim como aos seus desejos.

Trocar o que está em qualquer prateleira pelo tempo de qualidade com as crianças. Reduzir o número de objetos-brinquedo e investir em vivências-brincadeira. Este é um tempo de celebrar a infância na sua simplicidade, de experimentar a liberdade, de oferecer, de estar em contato com a natureza, com a cultura, de promover a brincadeira livre, de trocar afetos, olhares, palavras, abraços, enfim, a liberdade de trocar os presentes pela presença.

Presentear é muito gostoso e faz parte dar presentes também em datas importantes. Não precisa ser caro, valorize o que realmente importa no desenvolvimento dos pequenos: a imaginação, a livre expressão, o brincar e o estar junto e o genuíno agradecimento.

O exemplo que damos vale como aprendizado por gerações, e o significado e sentido dessas datas só dependem de nossas atitudes para serem resgatados, transformados ou mesmo criados.

E os pensamentos de Beato Padre Luís Caburlotto reiteram: “ os pais educam, vigiam, corrigem com o exemplo e com o amor. É tarefa dos pais ensinar, vigiar, corrigir e confirmar com o exemplo aquilo que constroem com as suas palavras.

Aproveitemos o dia para estar – de verdade – presentes com as crianças. Um ótimo feriado e um feliz dia das crianças!