#2 – SJ NEWS

#2 – SJ NEWS

REINVENÇÃO PARA EVOLUÇÃO!

[Com grande confiança na misericórdia do Senhor vamos seguindo, resguardados em nossas casas, vivendo a fé na família – Igreja Doméstica, descobrindo novos modos de ensinar e aprender por meio da web.

Ainda que as notícias sejam alarmantes e pesarosas, acompanhamos as pessoas vítimas da pandemia, juntando-nos em oração com seus familiares. Buscamos manter acesa as chamas da solidariedade para com os necessitados e da esperança num futuro melhor, pois se diante de realidade tão desafiante não nos conformamos, com amor e criatividade, nos confortamos mutuamente.]

José Ricardo Baptista

Serviço de Ação Pastoral

 

Em tempos de pandemia, temos enfrentado diariamente o desafio de se reinventar, para poder se adaptar e então evoluir, junto com esta nova realidade que nos foi imposta pelo COVID-19, cada unidade do Instituto das Filhas de São José, teve o árduo trabalho de em pouquíssimo tempo, adaptar sua forma de educar, que até então era presencial, sentindo e transmitindo o carinho, o afeto, a doce firmeza para aqueles que tanto amamos, que são nossos educandos. Mesmo assim, hoje, podemos dizer com toda a convicção que conseguimos enfrentar mais este desafio. Cada unidade a sua maneira, com sua particularidade, com as ferramentas que tinha disponível, conseguiu evoluir e isso já é um grande divisor de águas para todos nós…Por isso, vamos partilhar aqui, o que cada unidade fez para se adaptar a este momento, quais as estratégias que foram usadas e de que modo estão acolhendo os educandos e suas famílias, para continuar levando a educação aqueles que estão conosco, confira:

 

ESCOLA SÃO JOSÉ PORTO FELIZ

2020, iniciamos um ano e caminhávamos rumo a conquistas e desafios de mais um ano letivo.

Março chegou, e com ele a rotina diária de todos precisou ser ajustada e ordenada em meio a Pandemia da Covid 19, um ano atípico.

Nossa escola, como milhares de outras, buscou se unir ainda mais enquanto equipe para atender as necessidades dos educandos e de suas famílias.

Nossos educadores se tornaram “expert” em tecnologia, alguns com mais facilidade e outros precisaram de um tempo maior, mas o “tempo” corria contra o nosso próprio “tempo”, pois precisávamos entrar no lar dos nossos educandos através das telas dos celulares e computadores, para continuar transmitindo o conhecimento com a mesma qualidade e profissionalismo das aulas presenciais.
Nosso parceiro Anglo foi fundamental neste momento que mudou nossas aulas presenciais para online. Em nossa rotina entrou a Aula Digital – Hangouts Meet e a plataforma Plurall/Maestro que passou a ser o caminho de envio de atividades aos educandos do Fundamental de 3º ao 9º ano.

Nossas aulas online acontecem diariamente com uma nova grade, onde nossos alunos participam ativamente e recebem o conteúdo em um formato criativo e construtivo.

Criamos um e-mail institucional, como acesso direto entre as famílias e os educadores docentes.

Nosso atendimento e suporte as famílias se estendeu ao WhatsApp e atendimentos individuais online, que hoje é o meio de comunicação mais utilizado pela Equipe Administrativa e Pedagógica.

Durante esse percurso, a gestão realizou com os pais/responsáveis um QUIZ, que foi delicadamente e atentamente lidos e apresentados à equipe pedagógica, onde juntos  reformulamos o processo de ensino e aprendizagem para atender com a mesma qualidade e com o amor que temos às famílias que nos escolheram para partilhar e ajudar a trilhar a vida educativa de seus filhos, fortalecendo essa aliança com nossas famílias parceiras.

Direção e Coordenação

“Cada um de nós é uma parte da grande família humana e tem uma tarefa a cumprir”

Beato Padre Luís Caburlotto

 

UNIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

No dia 23 de março, as Unidades de assistência Social, realizaram seu último dia de atendimento presencial junto com as crianças.

A partir daí iniciamos os atendimentos sob uma nova modalidade. Passamos a atender ás famílias com o auxílio de Kit alimentação e higiene.

Foi fundamental a ajuda de toda comunidade, para que essas ações pudessem ocorrer, e de acordo com as necessidades e realidade de cada família no mês de junho pudemos atender a totalidade, das famílias dos assistidos no Lar D. Luís Caburlotto e no Instituto Social Caburlotto.

Pudemos contar com a parceria da Fundação Salvador Arena, o grupo Catalisadores do Bem, uma Live Solidária com Milton e Marcos.

Doações espontâneas de roupas, alimentos, calçados, material de higiene.

 

Para o mês de julho entregaremos para cada educando um Kit, com materiais de arte, livros para colorir, um pequeno mimo, para levar até as crianças e adolescentes, uma possibilidade de garantir momentos onde possam, através do brincar e do lazer, descobrir novas formas de enfrentar esse período com maior leveza e resiliência.

Em Parceria com a Escola Sesi, servimos há 2 meses, marmita para as famílias, essa parceria se estenderá até o mês de julho.

Ainda no mês de julho no dia 19 às 18h, acontecerá mais uma Live Solidária, com a qual pretendemos conseguir recursos para movimentarmos o evento da Festa Italiana, esse ano num novo formato, onde será somente a retirada da Coroa Italiana, e também para fazermos os kits de alimentação e higiene para a manutenção das 154 famílias, até o retorno das atividades presenciais.

A nossa presença junto as famílias tem sido pontual, através de visitas da Assistente Social (tomando todas as medidas de cuidados e distanciamento que o momento exige), e também atendimento via contato telefone e whatsapp, assim temos conseguido garantir que sejam preservados os cuidados básicos para com todos, e sempre que necessário foram feitas intervenções pontuais.

 

Estamos distantes, mas não isolados, afastados mas não alienados.

Descobrimos que nesse tempo de pandemia vezes nos sentimos SOLITÁRIOS, porém a troca de uma letrinha pode transformar esse nosso tempo em ESPERANÇA, Quando de solitários/isolados, nos tornamos SOLIDÁRIOS/comunhão.

 

ESCOLA SÃO JOSÉ DE VILA MATILDE

Com o isolamento social inesperado nos últimos meses o desafio de se ‘reinventar’ para ensinar a aprender aumentou. A rotina que antes consistia em acordar, pegar o material e ir até a Escola, foi substituída pela tela do computador, celular, tablet e todo o contato virtual…

A rotina, a correria, os sorrisos e até mesmo o calor da bagunça, hoje é distância. Que nos faz aprender a valorizar cada segundo dentro da instituição.

Por trás de cada ”reinvenção” temos profissionais que seguem buscando, diariamente, novas formas e oportunidades de ensinar, e as novas experiências trazem cada vez mais possibilidades para que essa geração avance em direção ao novo, para que eles ultrapassem as barreiras com todo suporte que hoje, em tempos de pandemia a Escola tem proporcionado para cada um.

Aqui na Escola São José de Vila Matilde, tivemos a grande ajuda da nossa parceira: MODERNA COMPARTILHA, que neste momento de transição, nos deu todo o suporte e ferramentas para que de forma leve e planejada, pudéssemos adaptar a nossa forma de ensinar. Sem deixar de mencionar o árduo trabalho que os educadores tiveram, mas que conseguiram vencer!

Hoje, com mais ou menos 3 meses de aulas online sendo ministradas, podemos dizer que mesmo com toda a dificuldade encontrada no meio do caminho, com muito empenho e dedicação dos educadores e também dos educandos demos um salto em direção ao novo, e que estamos colhendo os frutos…e um dos exemplos é que a nossa Escola foi convidada pela rádio Jovem pan, através da Orientadora Educacional: Amanda Castanheira, a participar de uma entrevista que conta sobre o projeto “Interesse de Gente Grande” (Assista a entrevista completa: https://youtu.be/ltMiTh54–A ) além disso, temos recebido diariamente em nossas redes sociais, e-mails e outros canais de comunicação, elogios, agradecimentos, sugestões e também críticas construtivas, que nos ajudam a enxergar novos caminhos, mas não podemos deixar também de agradecer como Escola, todo o cuidado e preocupação que as Irmãs, Filhas de São José tiveram e continuam tendo conosco, em tempos tão difíceis e conturbados, continuamos juntos, mesmo que distantes, levando o amor, o carinho, o cuidado e principalmente a Educação, para os nossos queridos educandos.

Mesmo distantes, também fizemos a nossa tradicional Festa Junina, só que de forma virtual. Foi uma experiência incrível, onde tivemos mais de 250 famílias acompanhando, curtindo e se divertindo. Logo estaremos juntos novamente e quando tudo isso acabar, temos certeza que o aprendizado que tivemos com tudo isso, ficará marcado em nossas vidas e também nos quase 90 anos de história da Escola São José de Vila Matilde.

 

ACADEMIA SÃO JOSÉ DE VILA MATILDE

Quarentena… quem nunca pensou: quarentena de 15 dias? Não deveriam ser 40?

Agora nossa quarentena já dura bem mais de 40 dias e sabe Deus quantos mais durarão.

Que época difícil, tantos medos, receios, estresse, ansiedade…

A academia de fato é uma válvula de escape. E agora, o que faremos sem nossas tão amadas aulas, sem nossas músicas, nossas conversas, nossas risadas, nossa segunda família?

Pensando nisso, a Academia São José proporcionou aos seus alunos, durante 1 mês, um aconchego levando, com muito carinho e dedicação, um pouco das atividades para suas casas por meio de lives, aulas online e postagens nas redes sociais, visto que compreendemos a importância da atividade física e do convívio sócio afetivo para a saúde do corpo e mente.

Sabemos que nada está como gostaríamos que estivesse, mas é o que há para ser vivido neste momento, então, que saibamos viver com toda alegria possível, toda proximidade que a tecnologia nos possibilita, transformando nossas instituições e nossas casas em verdadeiros lares, nos fazendo sentir menos isolados, confinados e mais seguros, protegidos e centrados.

 

Natacha Corrêa

Instrutora de Pilates da Academia São José

 

ESCOLA SAGRADA FAMÍLIA

Como estamos nos reinventando nesse período de Pandemia?

A Escola Sagrada Família tem em sua missão uma educação integral caracterizada por um ensino de excelência na educação básica, por meio de um clima educativo marcado pelo diálogo, acolhimento, paciência, solidariedade e doçura. É uma escola de referência que contribui na formação de cidadãos protagonistas na construção de um mundo mais justo e fraterno num ambiente colaborativo entre a família e a sociedade.

Como estamos nos reinventando nesse período de Pandemia?

Estamos nos reinventando e, entre acertos e erros de dificuldades quanto ao ensino remoto, estamos nos adaptando à nova realidade – a qual tem sido um aprendizado para a comunidade escolar como um todo. Boas lições de inovação ficarão para o ensino presencial quando tudo passar.

 

Por ter a família como parceira e por acreditarem no serviço prestado com primazia, estamos conseguindo criar estratégias de aprendizagem online significativas.

O educador, personagem principal neste novo cenário, tem se desdobrado para garantir metodologias substanciais de aprendizagem. Como mediador, busca meios metodológicos que favoreçam o pensamento científico, crítico, criativo e o autoconhecimento como o fio condutor de experiências de aprendizado. Nessa perspectiva, apresentam-se as possibilidades de integração da tecnologia no ambiente pedagógico, favorecendo a construção coletiva de conhecimentos.

A cada dia vamos criando aulas inovadoras, testando-as quase que imediatamente com os alunos, e aprendendo muito neste processo. Entre aulas síncronas, momentos assíncronos, brincadeiras, atividades práticas e lúdicas, estamos promovendo maiores autonomia e engajamento – fundamentais para a evolução intelectual e aproveitamento; com isso a aprendizagem está ocorrendo.

Como este modelo não foi uma opção da nossa escola, mas, sim, uma situação emergencial, penso que todos fomos obrigados a nos reinventar e estamos vendo nascer uma forma de aprender e ensinar onde os educandos estão ativos e são também protagonistas de seu processo de aprendizagem.

Os pais estão tendo tempo de conhecer melhor seus filhos, ajudando no acompanhamento diário da rotina ordenada e saudável das crianças; oportunizando momento de estudos, brincadeiras e conversas entre a família.

Nossa preocupação enquanto escola foi de oferecer uma rotina de estudos na qual os educandos conseguissem garantir com qualidade sua absorção de conteúdos e que as aulas síncronas acontecessem de acordo com o tempo apropriado para cada faixa etária, respeitando o que é sugerido por especialistas para evitar que as crianças e adolescentes fiquem expostos em demasia a uma tela.

Nessa quarentena, nosso foco foi sugerir às famílias um itinerário saudável de estudos em um local tranquilo, iluminado, sem interferências de ruídos, programando horários em que irão realizar as atividades e procurando manter intervalos.

Orientamos também como não exigir da criança mais do que ela possa dar naquele momento, fortalecendo os vínculos com os colegas e educadores nas aulas remotas, além de incluir nessa nova rotina as brincadeiras.

Com a proposta do material didático e parceiros, estamos imersos no mundo tecnológico, usando as formas digitais de informação e comunicação de modo crítico, significativo, reflexivo e ético nas diversas práticas diárias. Focamos na qualidade do que estamos fazendo e ensinando, não só na produtividade.

Estamos TODOS fazendo o possível para que tudo funcione da melhor maneira possível, educando sempre com o coração.