Palavra do Diretor

Com alegria e muita esperança iniciamos 2019. Sejam todos bem-vindos! Eu, diretor da Escola, em nome de todos os nossos educadores estendemos nossos braços para acolher a todos.

Iluminados pelos ensinamentos do Beato Padre Luís Caburlotto, fundador do Instituto das Filhas de São José, irmãs que fundaram e estão presentes em nossa escola, atuamos na educação convictos de que nossas crianças e jovens sendo acolhidos em nosso coração pela educação escolar serão homens e mulheres presentes nesta sociedade para transformá-la em um espaço de convivência harmônica, justa e fraterna.

 

Educar, na concepção do Beato Caburlotto, requer uma disposição interior de acolher a Jesus e seu Evangelho, acolhimento que se estende a cada menino e menina confiados a nós. A educação não se dá em um contexto alheio à vida, assim o Beato Padre Luís retirou do mundo da imoralidade e miséria meninas, do pós-guerra, com o objetivo de educá-las, convicto de que sua ação não só as resgataria, mas nelas o resgate de uma família e porque não, da sociedade.

Nos propomos diante dos desafios atuais de educar as crianças e jovens a utilizar de metodologias que favoreçam o processo de aprendizagem e a não perder nossa tradição cristã/católica. Que com nossa ação educativa os meninos e meninas que passaram, passam e passarão pelo “São José da Vila Matilde” possam ser verdadeiros homens e mulheres na construção de uma “Casa Comum” onde todos tenham vida. Que pela profissão que assumirem contribuam com os “mais fracos” da sociedade, como fez o Beato Padre Luís e, sobretudo, façam os outros felizes, para que também sejam felizes.

Na proposta educativa do Beato Padre Luís Caburlotto, presença significativa tem a Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Em nossa Escola, a indispensável parceria de pais e mães nos processos educativos tem nos dado segurança na caminhada percorrida e aberto horizontes para escolhas significativas no desenvolvimento de nossas crianças e jovens. A todas as famílias que acreditam em nosso trabalho, muito obrigado. E um obrigado ainda maior às que participam do dia a dia de nossa Escola.

José Antonio Galiani

Diretor