Escola São José de Vila Matilde / História

“O estudo não é um exercício pesado, mas um meio oportuno para construir o futuro.” – Beato Padre Luís Caburlotto

Fachada - Capela

 Em 1931, nasce a primeira casa das Irmãs na Vila Matilde, abrigando, por 8 anos, as religiosas trazidas para o bairro pelos Padres Olivetanos, que sempre as apoiaram em sua árdua missão de educadoras.

 Entre 1938 e 1939 foi inaugurada, num terreno doado pela senhora Matilde de Macedo Soares, a 1ª ala do edifício que deu origem à Escola São José de Vila Matilde que hoje conhecemos.

 Na década seguinte, foi iniciada a construção do prédio que, durante muitos anos, foi ocupado como residência das Irmãs e onde, atualmente, funcionam as dependências administrativas da Escola.

 A partir de 1959, finalmente, a Escola ganha uma capela e, no ano de 1964 é entregue o prédio novo, coroamento de muito trabalho e determinação na busca de um espaço mais amplo e moderno para atender os educandos.

De lá para cá a Escola continuou crescendo e se modernizando, tornando-se referência em educação na região.

Ampliando a sua atuação na Vila Matilde, em 1999, é inaugurada a Academia São José, em prédio próprio e equipado para o desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer.

Em atenção à necessidade de desenvolver uma proposta de ensino cada vez mais sintonizada com as modernas necessidades educacionais, novas estruturas são progressivamente incorporadas à Escola. Em 2001, é inaugurada a nova quadra coberta. Em 2003, as dependências da Educação Infantil são inteiramente reformuladas e, em 2004, é inaugurada a piscina da Academia São José.

Modernidade e tradição sempre foram as marcas da história da Escola São José de Vila Matilde e de seu sucesso na missão de educar crianças e adolescentes ao estilo das Irmãs Filhas de São José do Caburlotto.